Conheça os aplicativos mais usados do mundo

Os aparelhos celulares são mais do que simples telefones. Através dos aplicativos móveis, eles se transformaram em dispositivos com funcionalidades que vão além das ligações, tornando-se capazes de conectar seus usuários com o mundo inteiro, de forma rápida e prática. E não é só isso: atualmente o mercado de aplicativos móveis movimenta mais de US$ 25 bilhões por ano no Brasil, com expectativas de alcançar incríveis US$ 70 milhões até 2017, segundo divulgado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para que sua empresa também tenha sucesso neste mercado tão lucrativo, vamos mostrar alguns dos aplicativos mais usados no mundo, explicando os motivos que os fazem ter tanto sucesso entre os usuários:

WhatsApp

O WhatsApp é, sem dúvida, um dos aplicativos mais usados no mundo. O app permite o envio e recebimento de mensagens de texto, vídeos, fotos e até chamadas de voz de forma rápida e fácil.  Ele se tornou tão popular que chamou a atenção do gigante Facebook, que acabou comprando-o por mais de 20 bilhões de dólares.

O aplicativo é muito leve, exigindo pouco poder de processamento dos aparelhos, o que é um dos motivos de seu sucesso. O WhatsApp também é rápido e funciona bem mesmo com conexões lentas, permitindo acessar as mensagens até mesmo quando o usuário está offline. Para que seu aplicativo também seja um suceso, é importante garantir que ele seja rápido e funcione bem, independente da  velocidade de conexão com a internet.

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo e, só por isso já teria razões suficientes para ser um dos aplicativos mais baixados pelos usuários. Mas o grande destaque deste aplicativo, que o torna tão popular, é que ele oferece praticamente as mesmas funcionalidades de sua versão original, criada para desktops, tornando a navegação do usuário simples, rápida e intuitiva. Por isso, ao desenvolver um aplicativo que adapte as funcionalidades de um software criado para desktops é importante você ofereça as mesmas funcionalidades de sua versão original, sem prejudicar a experiência do usuário.

Google Maps

Apesar de os smartphones mais modernos contarem com um GPS embutido, o Google Maps ainda é muito baixado pelos usuários,  pois ele vai além de traçar rotas para o destino selecionado, mostrando detalhes sobre o trânsito da região e até mesmo o itinerário completo das opções de transporte público, como metrôs e ônibus.

E o sucesso do Google Maps pode ser facilmente explicado: Ele vai além das funcionalidades básicas de um GPS comum, oferecendo soluções que vão além do mundo digital e são capazes de influenciar diretamente na vida de seus usuários. Pense neste detalhe quando planejar novos aplicativos.

Instagram

O Instagram é um aplicativo que virou febre entre os usuários e inovou o conceito de Rede Social, por focar exclusivamente no compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários. O Instagram também inovou ao oferecer filtros capazes de produzir efeitos estéticos impressionantes através de um simples toque na tela, dando uma aparência mais profissional nas fotos tiradas pelos celulares. E o grande mérito do Instagram foi identificar um nicho de mercado que ainda não havia sido explorado por outras empresas, oferecendo uma solução capaz de encantar e surpreender os entusiastas da fotografia. Para que seu aplicativo também seja um sucesso, identifique um nicho de mercado que você pode explorar antes de desenvolver seu aplicativo. A seleção deste público pode ser o fator chave que irá garantir seu sucesso.

E você, conhece algum aplicativo que merecia estar nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários!

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn