Como Ganhar Dinheiro Usando o Facebook

Leia os passos abaixo para aprender como ganhar dinheiro usando o Facebook.

Passos básicos

1 Faça postagens excelentes. A base de qualquer plano de sucesso para ganhar dinheiro com mídias sociais é o bom conteúdo — e em grande quantidade. No Facebook, isso significa um considerável fluxo de links, imagens e atualizações interessantes todos os dias.

Pesquise por um nicho e preencha-o com conteúdo de qualidade. Você não precisa encontrar um nicho ainda não preenchido, mas é importante que ele seja específico o suficiente a ponto de ser facilmente absorvido pelo observador casual. Por exemplo, talvez você queira postar um conteúdo para amantes de gatos, mães ou pessoas com certa afiliação política. Se você deseja divulgar um produto com a sua conta, é importante conectá-lo às postagens de alguma forma.

Considere abrir outra conta de Facebook e mantê-la separada da conta pessoal. Use essa conta para as postagens e conecte-as à sua conta pessoal, a fim de que as pessoas saibam a respeito de ambas. Dependendo da abordagem utilizada, você pode até mesmo considerar o uso de múltiplas contas adicionais.

Nota: o Facebook não permite a criação de múltiplas contas com o mesmo e-mail ou número de telefone. É possível até mesmo que ele requeira uma verificação da nova conta através de um código enviado para o seu celular.

Seja paciente. Deixe que a sua conta cultive o interesse do público ao longo do tempo, continuando a divulgar conteúdos novos e relevantes diariamente.

2 Comprometa-se a ganhar. A única forma de ganhar dinheiro com segurança no Facebook é através de trabalho duro e persistência. Como em qualquer emprego, a chave é definir uma agenda e manter-se fiel a ela.

Organize-se. Independentemente da estratégia que você deseja seguir, provavelmente será preciso cuidar de diversas coisas todos os dias para que ela funcione perfeitamente. Planeje a ordem e o momento de todas aquelas que deverão ser realizadas antecipadamente.

Sature o seu mercado. Ganhar dinheiro com o Facebook é um jogo de números, mais do que tudo. Uma vez que o seu marketing no Facebook não custa nada exceto tempo, é possível divulgar à vontade — chegando a um ponto que seria incrivelmente caro, em outro meio — e deixar que as porcentagens e estatísticas façam sua mágica, um centavo de cada vez.

Adicione agressivamente. Uma das melhores formas de aumentar a quantidade de usuários que visualizam a sua página é simplesmente adicionar o máximo possível de pessoas como amigos, sempre que você puder. A maioria recusará, mas algumas delas aceitarão.

Ganhando dinheiro através da publicidade de afiliados e por outros meios

1  Inscreva-se. Ao decidir usar uma empresa como afiliada, procure por sua página e preencha os formulários requeridos. Isso deverá ser sempre grátis e geralmente não consumirá mais do que poucos minutos.

Jamais pague para se afiliar.

Encontre um programa de afiliados ou outro baseado em links. Programas de afiliados fornecerão uma identidade única e materiais de marketing, pagando uma comissão baseada na quantidade de circulação que você é capaz de criar. Tente descobrir uma boa página de marketing de afiliados e comece a ganhar dinheiro.

A maioria das páginas que você conhece já oferece algum programa do gênero. Uma vez que não há custo para a utilização dessas funcionalidades, praticamente qualquer pessoa pode afiliar-se a tantas páginas quanto desejar.

Comece com marcas bem conhecidas. A Amazon oferece um programa de afiliados bastante competitivo que paga a porcentagem de qualquer compra feita por alguém depois de clicar em sua postagem, mesmo que não se trate de um item divulgado. O programa iTunes, da Apple, também oferece um programa de afiliados.

Agregue programas menores. Embora ofereçam uma menor probabilidade de gerar dinheiro em um dia, com eles é possível diversificar e aumentar gradualmente a sua renda de afiliado, oferecendo uma maior amplitude de serviços de publicidade para vários negócios diferentes.

3 Adicione contas. Faça uma conta de Facebook para cada programa de afiliados ou grupo de programas nos quais você se inscrever. Isso permitirá que as pessoas sigam as suas páginas com base em seus interesses, em vez de terem a necessidade de se inscrever para uma página com anúncios de todo tipo.

Como previamente mencionado, é possível usar a sua conta primária para voltar a postar conteúdos passados de suas outras contas, periodicamente, a fim de levar essas páginas para a audiência que você construiu.

4 Promova os seus programas. Faça postagens para cada um deles, diariamente, e mantenha as suas contas com cuidado. Com sorte e uma boa conta primária repleta de seguidores, as contas afiliadas começarão também a ganhar audiência. Sempre que alguém clicar em suas postagens e comprar algo de algum de seus afiliados, você ganhará dinheiro.

Escreva um livro digital

1 Escreva um livro digital. Livros digitais são meramente publicações em formato de livro, com a diferença única de serem distribuídas eletronicamente, e não impressas em papel. Devido ao fato de praticamente não haver custo para a publicação de um livro digital, quase qualquer pessoa com uma ideia pode fazê-lo.

Vá com calma. Diferente de quando você escreve um livro com papel e tinta, o seu livro digital não precisa conter um número específico de páginas. Na verdade, a maioria dos livros digitais que é escrita com a finalidade de gerar renda mais se parece a panfletos digitais do que livros inteiros.

Escolha um assunto que gere interesse. A não ficção é quase sempre uma melhor escolha do que a ficção. Estranhamente, livros digitais que dizem às pessoas como fazer dinheiro escrevendo livros digitais são uma opção popular, já que aparentemente vendem o suficiente para fazer valer o esforço de escrevê-los.

Escreva a respeito de uma área na qual você possa afirmar alguma autoridade, o que dará credibilidade ao livro. Não será preciso exibir credenciais, mas é importante escrever sobre algo em que você seja melhor do que o cidadão comum.

Escolha a publicação. Há algumas formas de publicar o seu livro digital.

A opção mais básica é salvar o livro em formato PDF e protegê-lo com uma senha que pode ser enviada às pessoas que o adquiram. Uma vez que a senha esteja em circulação, qualquer pessoa que a possua poderá abrir o livro.

O CreateSpace é um serviço da Amazon que permite publicar livros digitais gratuitamente na página da livraria. Ele oferece uma melhor proteção de uso do que o método PDF, mas não pode ser distribuído diretamente em nenhum outro lugar exceto na página da Amazon. O CreateSpace também possui uma grande variedade de opções e serviços pagos. Para aumentar o lucro com o Facebook, evite usá-los.

O ReaderWorks é um programa que formata e publica livros digitais facilmente no formato Microsoft Reader, um dos mais comuns existentes na internet. A versão básica do programa não oferece nenhuma segurança, mas é gratuita e fácil de aprender. Existe uma versão paga do ReaderWorks que adiciona uma proteção de gerenciamento de direitos digitais (DRM). Escolha a versão paga somente se você pretende desenvolver muitos livros com ela.

Coloque o seu livro digital na internet. O CreateSpace postará o seu livro automaticamente. Se você o houver publicado em seu próprio computador, é possível vendê-lo de algumas formas diferentes:

A Amazon permite enviar e vender o livro gratuitamente, como livro Kindle (esse é o nome da linha de leitores digitais mais popular da Amazon). Essa opção é chamada de Kindle Direct Publishing, ou KDP.

O ponto positivo é que a KDP é rápida e bastante flexível. Você pode publicar o seu livro em praticamente 5 minutos e determinar royalties de venda que chegam a 70% (os 30% restantes ficam com a Amazon).

Por outro lado, a KDP não publica o seu livro para ser baixado fora da loja Kindle. Leitores que não façam uso desse dispositivo não poderão visualizar e comprar o seu livro.

O Mercado Livre oferece a possibilidade de listar itens à venda em um preço determinado. Ao divulgar um estoque de “cópias” do livro digital disponíveis para a venda no Mercado Livre, você pode transformar a página de leilões em uma verdadeira livraria.

A vantagem de usar o Mercado Livre está na simplicidade. Qualquer pessoa com acesso à página pode comprar uma cópia de seu livro — sem a necessidade de dispositivos ou programas especiais.

O ponto negativo é o custo. O Mercado Livre coloca taxas sobre praticamente tudo, às vezes ficando ainda pior quando você determina um ponto de preço fixo para as compras. Algumas das taxas são porcentagens de vendas, mas outras delas são fixas — algo que pode consumir uma fatia considerável de sua margem de lucro se você não for cuidadoso.

Outras páginas similares também podem ser utilizadas para a divulgação e venda dos livros digitais. Algumas opções alternativas são a OLX e o eBay.

4 Venda o seu livro digital no Facebook. Se você foi sábio e escreveu um livro que atende às expectativas da audiência cultivada com a página primária, você provavelmente já possui um público receptivo e preparado para alavancar as vendas.

Publique o livro diversas vezes ao dia, tanto descaradamente como no final de outras postagens. Seja criativo e tente chamar a atenção dos leitores. Deixe-os empolgados a respeito de ler o seu livro.

Se você tem outras contas (como contas de afiliados), use-as também para divulgar o livro.

Sempre forneça um link através do qual o leitor possa visitar a página de compra do livro.

 

Ganhando dinheiro com a página do Facebook

 

1.Crie uma fan page. Você ainda não tem uma fan page? É importante criar uma agora, porque estamos falando de ganhar dinheiro com uma fan page do Facebook. Por isso, crie uma a respeito de qualquer assunto que desperte o seu interesse, como pesca, humor, viagens, etc.
2 Escreva bons conteúdos. Elabore conteúdos de boa qualidade em sua fan page e chame a atenção de tantos usuários quanto possível. Assim que a página começar a despertar boas reações e colher uma boa quantidade de curtidas, você poderá passar para o passo seguinte.
  • 3 Crie uma página relacionada à sua fan page. Agora, você pode criar uma página relacionada ao tema da fan page, se for possível custear esse empreendimento.

Você também pode criar páginas on-line gratuitamente.

Adicione conteúdo em sua página oficial e poste a esse respeito na página do Facebook para aumentar o número de visitantes.

Coloque anúncios para ganhar dinheiro e mantenha a página sempre bonita e original.

Você deve ainda colocar conteúdos valiosos em sua página, regularmente, para conseguir mais visitantes continuamente.

4 Venda postagens da fan page. Você tem uma imensa fan page no Facebook, mas não sabe como ganhar dinheiro com ela? Aparentemente, a forma mais fácil de fazer dinheiro nesse caso é vender as suas postagens.

Inscreva-se no ShopSomething.com e tenha pelo menos 1.000 curtidas em sua fan page.

Coloque o link de sua fan page na página ShopSomething e confirme que você é o proprietário e administrador.

Defina um preço por postagem em sua página. Esse passo é importante — escolha um preço adequado, pois ninguém comprará as postagens de sua página se o custo for muito alto.

Ganhando dinheiro com o mercado de postagens ou de fan pages do Facebook

1 torne-se autor no mercado de postagens ou de fan pages do Facebook. O guia de instalação está incluído em ambas as opções (passo a passo). Se você não tem conhecimentos de PHP ou HTML, ainda é possível fazer a instalação. A administração não exige habilidades de programação, de modo que todos possam gerenciar e usufruir de poderosos mercados no Facebook.

Dicas

Há uma imensa demanda para a publicidade em mídias sociais. Se uma pessoa for especialista em mídias sociais, pode usá-las facilmente para ganhar dinheiro.

Mantenha um registro de manutenção e leia todas as informações nele existentes. Muitos dos programas de afiliados ou outros sistemas de monetização baseados em links têm requisitos mínimos para o ingresso ou realizam pedidos de verificação periódicos via e-mail para eliminar as contas inativas. Se você não for capaz de administrar a sua conta, acabará perdendo dinheiro.

Livros digitais não são o único produto que você pode vender para os fãs — apenas um dos mais prováveis. Use a criatividade e pense no que mais você poderia fazer, por pouco ou nenhum dinheiro, que possa ser divulgado para os seus leitores.

Nada substitui o trabalho duro. Se você investir tempo em cultivar e manter um público literário fiel, as outras coisas acontecerão normalmente — por outro lado, se apenas criar diversas páginas de afiliados e ficar sentado enquanto espera o dinheiro chegar, você nunca terá sucesso.

A sua prioridade é servir aos seguidores/leitores. Desde que uma audiência esteja presente, você geralmente terá anunciantes. Não se concentre em fazer dinheiro, mas em cultivar e aumentar o seu público — e o dinheiro virá como resultado.

Alguns dos melhores livros digitais informativos, já havendo ajudado a muitas pessoas a ganhar dinheiro, estão disponíveis no Ebook Facebook Ads: Guia Prático

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn